Bárbara Gonçalves
Nós, alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSJ, fomos convidados pelo Projeto Karawane a fazer uma intervenção na Praça Dr. Salatiel, junto com a Rua da Cachaça, o Solar da Baronesa e o Largo do Carmo. A ideia é que a turma prepare o ambiente para quando o pessoal do Karawane chegar fazer suas performances utilizando ou não os elementos da nossa ambientação.
Então, para se fazer uma intervenção, é preciso, primeiramente, conhecer o lugar e fazer levamentos de percepção e sensação. E, para entender o contexto do local que trabalharemos, vamos a um pouquinho de história:

A Rua da Cachaça tem o nome oficial de Marechal Bittencourt. É uma homenagem ao ilustre e bravo militar Marechal Carlos Machado Bitencourt, que tomou parte na Guerra do Paraguai. Já teve o nome de Rua Tiradentes e é também conhecida como Rua do Pecado, porque essa era a antiga rua do meretrício da cidade, a famosa "zona" em S. João Del Rey. Se localiza atrás da antiga Igreja de N.S. do Carmo. Hoje seu casario, antes muito colorido, foi todo reformado, pintados quase por inteiro de branco, e já não abriga mais os cabarés e casas de prostituição.



























































A intervenção ocorrerá nos arredores da rua, sendo também na Praça Dr. Salatiel e no Largo do Carmo. No Solar da Baronesa haverá exposição, montada por outra parte da turma, dos trabalhos dos alunos de Arquitetura e Urbanismo e de Artes Aplicadas, feitos no primeiro semestre deste ano, na disciplina de Desenho de Observação e Expressão.


0 Responses

Postar um comentário